Síndrome de Proteus também conhecido como doença do Homem Elefante é um grande e numeroso conjunto de deformidades que afectam diversos órgãos e sistemas. É uma doença hereditária, que já se encontra activa ao nascimento e vai evoluindo ao longo do crescimento da criança. Extremamente rara e pouco estudada, com apenas cerca de 100 casos documentados ao longo da história. Apenas se tornou conhecida devido ao gravíssimo caso de Joseph Merrick.
Segundo a mitologia Grega, Proteus é o deus que possui o dom da premonição. Porem não gosta de partilhar as suas visões do futuro e quando os mortais se aproximavam dele transformava-se em monstros assustadores e disformes…
Assim as vitimas do Síndrome de Proteus detêm uma aparecia disforme, grotesca e totalmente desproporcional. Sofrem de inúmeras malformações cutâneas, subcutâneas e vasculares tais como um grande numero de verrugas, sinais e manchas cor de café com leite ao longo de todo o corpo. Também possuem tumores subcutâneos ocultos pelo crescimento exagerado da pele que fica “pendurada”.
No entanto as características desta doença que saltam mais a vista são atrozes… as vitimas desta doença não têm um corpo equilibrado, algumas partes crescem demais e outras não crescem o suficiente gerando uma aparência confusa. Os dedos das mãos e pés costumam também ser disformes tanto no tamanho como em forma. Têm a cabeça anormalmente grande, os olhos excessivamente afastados e a pele dura. Sofrem também de um ligeiro atraso mental.
Para além destes sintomas de marca, o Síndrome de Proteus pode ainda gerar corcunda, desvio de coluna, estrabismo, miopia e mesmo sirenomelia, ou seja, malformação das pernas que se encontram “coladas” fazendo lembrar a cauda de uma sereia.
É sem dúvida uma doença horrível e as pessoas que dela sofrem nunca poderão levara uma vida normal, até porque é uma doença incurável.
Joseph Merrick, o Homem Elefante, foi o primeiro homem a ser diagnosticado o Síndroma de Proteus e que deu a conhecer ao mundo a doença. Foi abandonado pelo pai e sua madrasta e viveu na miséria da rua até se juntar a um espetáculo de aberrações. A sua aparência não lhe permitia ter uma vida digna e era muitas vezes mal tratado até que se juntou a um medico que se sentiu intrigado com a sua condição.
Chegaram mesmo a fazer um filme baseado nesta doença chamado como não podia deixar de ser: “O Homem Elefante”.
Conseguia viver assim?
Mamy… I think i just kill him…
Meu deus nem pensar n conseguia viver assim.... deve ser horroroso... meu deus... 20 kilos so akele bocado de pele na cara oh meu deus... vo uter pesadelos esta noite....XDXDXDXD
ResponderEliminarsim sim acredito tanto nisso como nd XD se gostas te desta prepara te pk tenho muito piores para escrever sobre xD
ResponderEliminarFogo havia mesmo de ser eu matava me XD
ResponderEliminarpk é k axo k te ias aborrecer de ? XDXD
ResponderEliminar