“That's one small step for a man, a giant leap for mankind”
Para a grande parte da população mundial pode parecer estranho que exista alguém que não acredite em algo tão absoluto e concreto como a viajem do Homem a Lua. Porém 20% da população norte americana afirma que um dos maiores feitos da história da humanidade nunca aconteceu.
Estávamos na Época da Guerra Fria, na qual a USS e os EUA travavam batalhas nos campos dos conhecimentos sempre lado a lado tentando provar a superioridade da nação e principalmente dos sistemas políticos: o capitalismo e o comunismo. Foi neste clima de enorme tensão entre as duas potencias que surgiu a corrida espacial. Exatamente como o nome indica quem vencesse esta corrida iria eventualmente vencer a Guerra Fria e conseguir demostrar a sua superioridade tornando se a nova mega potencia mundial.
A União Soviética assustou a América ao ser a primeira a lançar um satélite artificial, o Sputnik e logo de seguida levou o primeiro humano ao espaço! Yuri Gagarin, a primeira imagem da Terra vista do espaço e as frases: “A Terra é Azul” e “Olhei para todos os lados, mas não vi Deus” deram a USS um enorme avanço em relação aos EUA.
Pouco tempo após isto, o Presidente dos EUA, Jonh F. Kennedy prometeu que seriam capazes de “enviar homens a lua e retorna-los a salvo antes do final da década” (1970).
Foi neste contexto que a NASA, gastando 20 bilhões de dólares e com a ajuda de 20 mil companhia e um total de 300 mil trabalhadores, surgiu com o projeto Apollo.
Assim dia 16 de Junho de 1969, às 13 horas e 32 minutos (em horário mundial), com milhares de pessoas a observar, o Foguete Saturno V foi lançado a partir do Centro Espacial Kennedy, Cabo Canaveral na Florida, para o espaço em direção a lua. A bordo da nave Apollo 11 seguiam três astronautas: Neil Armstrong, Edwin Buzz e Aldrin Collins, que mais tarde se tornaram uns dos maiores heróis da nossa historia.
Esta seria a 5ª missão tripulada do projeto Apollo e a primeira a pousar na Lua. A nave utilizada nesta missão era formada por três partes fora o foguetão. O Modulo de Comando, a capsula na qual os astronautas permaneciam durante a maior parte da viajem e que era a única parte da nave que voltaria para a Terra aterrando de para-quedas. O Modulo de Serviço no qual se encontravam os motores e todo o equipamento designado a manutenção de vida dentro da nave. E finalmente, o Modulo Lunar, que iria permitir a aterragem na lua e o regresso dos astronautas à orbita lunar, na qual os aguardavam os outros dois módulos.
Após o lançamento do Saturno V, todas as atenções se encontravam centradas nos Estados Unidos e todo o mundo assistia pela televisão a viajem pelo espaço. Depois de quatro longos dias, no dia 20 de Junho de 1969, o Modulo Lunar Eagle pousou na lua, num local chamado “Sea of Traquility” e Neil Armstrong tornou-se o primeiro homem a pousar na superfície lunar, proferido a sua famosa frase: “That's one small step for a man, a giant leap for mankind”, “Este é um pequeno passo para um homem, um salto enorme para a humanidade”.
Neil Armstrong e Edwin Buzz andaram por 21 horas na lua e levaram 8 dias de uma viajem que levou mais de uma década a ser preparada.
Estes três astronautas tornaram-se herói mundiais e abriram a porta para inúmeras novas descobertas cientificas. Após esta primeira viagem seguiram-se mais algumas que trouxeram cerca de 400 quilos de material lunar para ser examinado. Porem a falta de interesse do publico e a falta de verbas levaram ao cancelamento de mais viajem lunares.
Mas será que é verdade?
Há quem afirme ter provas de que a viajem a lua NUNCA se realizou!
Quando a USS levou vantagens sobre os Estados Unidos tornou-se urgente fazer algo. Mas será que esse algo terá sido apenas uma peça de teatro?
Logo após a transmissão da aterragem na lua duvidas começaram a surgir…
A Teoria de Conspiração surgiu no próprio seio da missão. Pela mão de um dos funcionários da uma das companhias que fabricou peças para a NASA, Bill Kaysing (engenheiro e analista da Rocketdyne).
Mas logo a seguir a ele muitos se seguiram, que não acreditavam nem nas filmagens nem nas fotos do evento chegando mesmo a analisar cada um deles pormenorizadamente e alegando terem encontrado varias inconcordancias!
1 – A Bandeira tremula
A lua possui menor massa que a Terra, logo tem uma força gravitica seis vezes menor. A fraca gravidade não consegue “agarrar” gases para sequer formar uma atmosfera. Logo se não existe atmosfera, não existe vento, não existindo vento como pode a bandeira tremular?
A explicação da NASA é um pouco confusa. Primeiro explicam a movimentação da bandeira devido aos movimentos residuais resultantes da sua colocação. Ou seja, quando os astronautas enterraram a bandeira no solo lunar giraram o cabo de um lado para o outro e após a largarem ela continuou a vibrar. A segunda explicação recorre a problemas técnicos. A bandeira coloca na lua tinha uma haste designada para a manter esticada, porém durante a montagem da mesma os astronautas não conseguiram esticar a bandeira na haste na sua totalidade oferecendo aquele efeito de ótica que parece faz parecer que ela se movimenta.
2 – O tamanho da Terra.
Os conspiracionistas reparam num pormenor curioso. Porque é que em varias fotos tiradas a partir da lua, a Terra tem tamanhos absurdamente diferentes? A massa da Terra é 81 vezes maior que a da lua e o seu diâmetro excede o da lua em 3.7 vezes. Além disto, a distancia entre ambas apenas varia entre 363.300 e 405.500 mil quilômetros. Assim, mesmo que se as fotos tivessem sido tiradas em alturas diferentes nunca seria possível tão enorme diferença de tamanhos. Além disso iria a NASA enviar os seus astronautas na altura em que a lua se encontrava mais distante, gastando mais combustível e colocando mais obstáculos para o sucesso da viajem?
A NASA contraria esta hipótese ao afirmar que os tamanhos da Terra apenas diferem divido ao tipo de lente utilizada para tirar as fotografias. Será? Ou trata-se de uma montagem feita por pessoas diferentes? (as duas fotos acima foram tiradas durante a mesma viajem).
3 – Falta de Estrelas
Se na lua não existe atmosfera para dificultar a visualização do céu, porque é que em nenhuma foto ou vídeo da viajem se veem estrelas? O fundo de todas as fotos é sempre o mesmo negro em vez do esperado manto de estrelas que deveria ser bastante visível no vácuo que rodeia a lua. Há quem afirme que as estrelas foram apagadas para não ser revelado o local das gravações de toda esta historia.
As entidades oficiais justificam este acontecimento devido a fraca luz das estrelas… Dizem que comparativamente ao branco dos fatos dos astronautas, da própria superfície lunar e da luz do sol a fraca luz das estrelas não foi captada pelas câmaras utilizadas. Para que as câmaras conseguissem captar essas pequenas luzes tinha que existir um maior tempo de exposição da imagem mas se isso acontecesse o excesso da luz do sol não iria permitir sequer visualizar a imagem.
4 – Pegadas na lua?
Para a formação de pegadas tão bem definidas como aquelas que vemos nas fotos é necessário que exista humidade, pois a agua funciona como cola para as pequenas partículas de areia permitindo assim que estas se unam numa nova posição. Mas não existe humidade na lua. Podemos ver a lua como um imenso deserto árido no qual as pegadas são bastante dissimuladas. Será esta a prova de que as imagens que nos apresentam não foram tiradas na lua?
A NASA afirma que a superfície lunar é constituída na sua maioria por silicatos,materiais que formam longas cadeias de moléculas e que não existem em grandes quantidades na Terra. Quando estas cadeias são interrompidas por um impacto as suas extremidades ficam livres para se unirem com partículas vizinhas. Não sendo assim necessária qualquer humidade para formar as pegadas que vemos na lua. (Bastante rebuscado?)
5 – Sombras confusas
Outra das questões muito postas pelos conspiracionistas é relativas as sombras encontradas nas fotos. Num local aonde a única fonte de luz é o sol não deveriam todas as sombras ser paralelas? A NASA afirma não ter utilizado qualquer tipo de luz artificial, então nesse caso como se explica o facto de em diversas fotos encontrar-mos sombras em várias direções?
A resposta das entidades? Duas sombras não são paralelas se se encontrarem sobre duas superfícies não paralelas e que o efeito de ótica é provocado pelas diferentes perspectivas dos objetos. (confuso?)
6 – Existência de Penumbras
As penumbras, ou seja, as sombras, zonas que não se encontram diretamente iluminadas mas que ainda assim possuem alguma luz não deveriam existir na lua. Na lua além de existir apenas uma única fonte de luz também não existem partículas no ar que permitam a formação de zonas “meio-escuras” devendo assim todas as sombras na lua ser completamente negras.
A NASA por seu lado, defende que o solo lunar reflete parte da luz que recebe do sol, formando assim as penumbras. Para este efeito os fatos brancos dos astronautas e as paredes do modulo lunar também ajudam.
7 – Partículas Carregadas
A volta do nosso planeta existe uma zona não muito conhecida denominada Cinturão de Van Allen. Este Cinturão é uma zona que se encontra repleta de partículas carregadas que danificam as células, provocando cancro. Peritos afirmam que seria impossível passar a salvo por este cinturão a não ser que os astronautas tivessem protegidos por uma imensa camada de chumbo.
A NASA responde que estas partículas carregadas não são exatamente iguais aquelas que a população conhece, e que estas se comportam de uma forma diferente. Para proteger os astronautas destas partículas era apenas necessária uma pequena parede com pouco mais de um centímetro de espessura e atravessar o Cinturão na sua zona menos extensa e o mais rápido possível.
8 – A Radiação
Mas a Teoria da Conspiração levanta outra duvida. Devido a nossa atmosfera protectora o ser humano esta protegido das perigosas radiações do sol. Mas… e lá fora? Uma pessoa consegue suportar cerca de 4.5REM/mês (radiação) porém na lua esses valores chegam até aos 7.000REM/minuto! Como seria possível sobreviver a tamanha quantidade de radiação? Na foto abaixo podemos ver (com alguma dificuldade) que o rosto do Aldrin esta virado para a câmara e que ele não esta a usar um proteção existente no capacete para proteger o seu rosto da enorme radiactividade! Se assim é como conseguiu ele sobreviver a épica viajem ate a lua?
A NASA ainda não respondeu a esta questão.
9 – Aterragem do Modulo Lunar
Apesar do Modulo Lunar pesar algumas toneladas e de a sua aterragem ter tido complicações, não existe qualquer cratera ou mesmo qualquer marca da sua aterragem, parecendo (segundo os conspiracionistas) ter sido pousado delicadamente no local. Porém numa segunda viajem a lua a plataforma do modulo já se encontra mais afundada na superfície lunar.
A NASA afirma que a aterragem não teria sido violenta devido a falta de gravidade (apesar de existirem relatos de terem ocorrido problemas técnicos aquando da aterragem do modulo e de se ter recorrido ao controlo manual). E também não existiria poeira sobre as plataformas de aterragem do modulo devido ao facto de este ao aterrar ter lançado para longe as partículas. Porém no vácuo as partículas caem muito rapidamente e as únicas que se moveram foram aquelas que se encontravam diretamente no caminho dos gases expelidos. Além de tudo isto as plataformas também possuíam sensores que avisavam o piloto de quando deveria desligar os motores de forma a suavizar a aterragem.
10 – Filme da Kodak
A NASA afirma que utilizou um filme especial da Kodak para fotografar a lua, porém a própria Kodak afirma que esse filme não existe! Como é possível um filme que suporte tamanhas diferenças de temperatura existentes na lua? Além disso existem fotos tiradas contra o sol, não seriam essas fotos queimadas?
As entidades afirmam que os astronautas desceram a lua durante a manha lunar quando as temperaturas são mais amenas e que como não existe ar na lua para que um objeto fique quente é necessário que a luz incida diretamente sobre ele logo seria apenas necessário revestir o objeto com algo branco ou refletor. Este teria sido o método utilizado para preservar os filmes da Kodak que já de si tinham sido criados em conjunto com a NASA para sobreviverem melhor as diferenças extremas das temperaturas. Mas apesar disto a Kodak continua a dizer que esse filme não existe.
11 – 2001 – Uma Odisseia No Espaço
Cerca de um ano antes da extraordinária viajem do homem ate a lua, surgiu um filme realizado por Stanley Kunbrick com efeitos especiais nunca antes vistos que ainda hoje fazem os conspiracionistas pensar que afinal não era assim tão difícil falsear a viajem. Numa das fotos tiradas antes da partida observa-se supostamente o director do filme meio escondido, o que levantou diversas suspeitas relativas a veracidade de tudo.
12 – Paisagens
Porém um dos pormenores que mais faz duvidar da viajem é o facto das paisagens da lua serem extremamente parecidas com o deserto do Nevada nos Estados Unidos mais precisamente na área 51…
Mas admitindo que tudo isto não passa de uma enorme farsa, o que teria realmente acontecido?
Agentes do governo teriam levado os astronautas juntamente com alguns auxiliares técnicos para um treino especial no deserto do nevada. Aí haviam procedido a gravações e sessões fotográficas. No final os auxiliares teriam sido “silenciados” e todo o material enviado para a base da NASA aonde as filmagens teriam sido preparadas sempre dentro do maior sigilo. Com tudo preparado, foi necessário convencer os astronautas de que este era um mal que vinha por bem e muito provavelmente ameaça-los e suborna-los. Após estes passos cumpridos foi apenas preciso fazer muita publicidade dos acontecimentos. O foguete Saturno V foi lançado e os três astronautas mantiveram-se em orbita terrestre durante os 8 dias. Entretanto aqui na Terra eram divulgadas as gravações anteriormente feitas imitando uma aterragem na lua. Assim quando receberam o sinal os astronautas voltaram para o planeta aterrando no oceano Pacifico aonde esperaram por ser resgatados.
Os objetivos dos Estados Unidos foram cumpridos, haviam ganhado a corrida espacial, mostrado a superioridade da nação, cumprido a promessa de Kennedy e ganhado inúmeros investimentos tornando-se assim a actual super potencia mundial.
Os verdadeiros vídeos da missão Apollo11 nunca chegaram a ser vistos pelo publico… Segundo a NASA, estavam a preparar a sua demonstração para a comemoração do 40º aniversario da viajem do homem a lua. Porém a própria NASA numa tentativa de economizar dinheiro reutilizando fitas antigas acabou por gravar por cima destes vídeos perdendo-os para todo o sempre! Coincidência?
Um dos mais importantes factos históricos da humanidade ou apenas o filme mais caro de todos os tempos?
Mamy… I think i just kill him…
P.S: Este artigo pode estar sujeito a atualizações